“O rico domina sobre o pobre. Quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” (Provérbios 22:7)
Uma das piores coisas que pode complicar e nossa vida e torná-la angustiante é a dívida financeira. A dívida em exagero torna a vida mais complexa do que precisa ser e coloca um fardo enorme sobre o casamento. De fato, as estatísticas dizem que a carga é tão pesada que é raiz de muitos divórcios. Infelizmente hoje a sociedade torna tudo muito fácil de nos endividarmos. Os comerciantes tentam nos fazer comprar hoje e pagar depois com cartões de crédito - uma indústria de bilhões em todo o mundo, onde a mesma quantia é gasta em publicidade para anunciar e fazer as pessoas usarem ainda mais o crédito. Vivemos em uma época em que as pessoas são impacientes e não se importam muito com o futuro. Pensamos no momento, mas a verdade nua e crua é que o amanhã sempre vem - e, amanhã, seremos forçados a lidar com as consequências do que fizemos hoje.
Existem milhões de pessoas que compram coisas no auge da emoção e depois sofrem a dolorosa pressão de tentar saldar a dívida por meses ou até anos. Elas podem até nem usar mais os produtos que compraram e que ainda estão devendo. É possível que nem sequer saibam onde estão suas compras - talvez em um armário ou jogado na garagem. Às vezes as pessoas compram algo e nem chegam a usá-las. Elas vêem uma grande uma promoção do tipo "pague um e leve dois", carregam suas compras para casa, põem de lado para guardá-las mais tarde e se esquecem delas. Nós parecemos ser viciados em coisas fúteis e a maioria das coisas que "achamos" ser necessário são justamente aquelas que complicam nossa vida e roubam a simplicidade que Deus quer que desfrutemos.
NÃO SE ACOSTUME COM AS DÍVIDAS
Faça todo o possível para comprar o que você precisa e um pouco do que você quer, mas não se individe para fazer isso. A Bíblia diz que: “Quem ajunta dinheiro aos poucos terá cada vez mais” (Pv 13:11). Faça esse plano com você mesmo e com sua família. É simples e funciona: de tudo o que você ganha, dê um pouco, economize um pouco e gaste dentro de seus limites. Se você fizer isso, seus recursos irão aumentar e você nunca terá a pressão e a complicação das dívidas.
Se você já está endividado, então assuma o compromisso de sair das dívidas. Não continue a fazer o que fez no passado e só piorou o problema. Talvez você tenha que se sacrificar por um tempo para saldar sua dívida, mas vai valer a pena! A dívida pendente sempre ficará martelando sobre a sua cabeça, por isso corte os gastos, tente negociar suas dívidas e você experimentará a liberdade que vem com a quitação delas.
Fonte: Pastor antônio junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário