Nasa encontra evidências de água em estado líquido em Marte - AJUDAWINKS

O seu site de Curiosidades!

http://picasion.com/

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Nasa encontra evidências de água em estado líquido em Marte

Imagens obtidas por satélite mostram declives e manchas escuras associados a depósitos de sal. Descoberta levanta chances de Marte abrigar vida 



A Nasa anunciou nesta segunda-feira (28) que Marte pode abrigar água líquida salgada durante seus meses de verão.
De acordo com pesquisadores, a descoberta levanta as chances de o planeta ser casa para alguma forma de vida.
Em entrevista coletiva, Jim Green, diretor de ciência planetária da Nasa, disse que as descobertas apontam que Marte não é o planeta seco que há muito se acreditava e que, em certas circunstâncias, existe água líquida no planeta vermelho. 
Manchas escuras observadas na superfície marciana pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) indicam que há água corrente durante os meses de verão. Tais manchas são evidências de declives associados a depósitos de sal. A explicação é que tais depósitos de sal podem alterar os pontos de congelamento e evaporação da água, fazendo com que ela fique líquida por tempo suficiente para se mover. Sem isso, a água congelaria nas baixas temperaturas do planeta.
Segundo Green, tais manchas se formam no fim da primavera, aumentam no verão e somem no outono a medida que a temperatura da superfície cai. "Por 40 anos não pudemos explicar por que elas existiam", explicou.
Imagens tiradas de Marte mostram penhascos, paredes íngremes e crateras.
Os cientistas ainda não têm certeza da origem da formação da água, mas há a possibilidade de ela se levantar a partir de aquíferos salgados ou da condensação da fina atmosfera marciana. 
A descoberta contribui com os planos futuros da Nasa e de outras agências espaciais de levarem missões humanas para o planeta. Saber onde há uma fonte natural de água no planeta vizinho poderia contribuir com a colonização do mesmo. 
Segundo o estudo publicado na Nature Geoscience, as recentes descobertas apoiam a hipótese de que as linhas que formam os declives são resultado de atividade contemporânea de água em Marte.
Alfred McEwen, membro da equipe do MRO e professor de geologia planetária na Universidade do Arizona, defende que a água encontrada em Marte é mais salgada do que a dos oceanos da Terra. De acordo com o pesquisador, ainda não foi encontrada água parada no planeta, mas sim camadas finas de solo molhado.
Algumas das primeiras missões a Marte já haviam revelado evidências de que o planeta abrigou água no passado. 
No início desse ano, a agência espacial americana revelou que um vasto oceano pode ter coberto metade do planeta no hemisfério norte em um passado distante, mais precisamente  1,5 bilhão de anos. Com o tempo, a atmosfera de Marte se tornou mais fina, e a queda na pressão do ar fez com que mais água fosse perdida.
De acordo com o chefe da equipe científica da Nasa, Marte já foi um planeta muito semelhante a Terra, com mares salgadas e mornos e lagos de água fresca. "Mas algo aconteceu com Marte, que perdeu sua água. Será que já houve vida no planeta e podemos descobrir isso?", disse durante a coletiva de imprensa.
 FONTE: IDGNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial