Asteroide pode colidir com a Terra em março de 2016? Veja o que a NASA diz sobre o asteroide 2013 TX68 - AJUDAWINKS

O seu site de Curiosidades!

http://picasion.com/

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Asteroide pode colidir com a Terra em março de 2016? Veja o que a NASA diz sobre o asteroide 2013 TX68

asteroide 2013 TX68 pode colidir com a Terra


No dia 06 de outubro de 2013, o Observatório Catalina Sky Survey descobriu um pequeno asteroide que mais tarde foi designado como 2013 TX68. Integrante do grupo Apollo, essa rocha espacial de 30 metros de diâmetro é uma de muitas outras próximas da Terra (NEOs), que atravessam periodicamente a órbita do nosso planeta. Há alguns anos, ele fez exatamente isso: passou próximo da Terra a uma distância segura de aproximadamente 2 milhões de km.




E de acordo com Center de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS), no Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, o asteroide 2013 TX68 vai passar próximo da Terra mais uma vez, entre os dias 2 e 6 de março de 2016. Como sabemos, asteroides passam perto da Terra regularmente, e raramente há motivos para alarme, porém, há uma certa ansiedade com relação a máxima aproximação do objeto 2013 TX68, principalmente porque sua distância está sujeita a uma variação considerável.

máxima aproximação do asteroide 2013 TX68 - dia 5 de março de 2016
Créditos: NASA / JPL / NEO         Edição: Galeria do Meteorito

Basicamente, espera-se que o asteroide faça sua máxima aproximação com o nosso planeta no dia 5 de março, passando a uma distância entre 14 milhões de km e 17.000 km. Em comparação, a nossa Lua encontra-se a uma distância média de 384.399 km da Terra. Portanto, há uma chance de que, entre os dias 02 de março e 06 de março, este pequeno asteroide passe mais próximo da Terra do que a Lua. A razão para esta variação nas estimativas tem a ver com a trajetória do asteroide, que os cientistas não podem prever completamente. Isso acontece porque os cientistas só conseguiram rastrear esse asteroide a partir de sua descoberta, ou seja, há apenas 3 anos.




Mas antes que alguém comece a construir seu abrigo para catástrofes de fim do mundo, estocando produtos em seu quintal e água engarrafada, devemos considerar o que foi dito pelos pesquisadores do CNEOS. Segundo eles, não há chance do asteroide 2013 TX68 colidir com a Terra em março de 2016.


O asteroide 2013 TX68 pode colidir com a Terra no futuro?

A NASA identificou uma probabilidade extremamente remota de que o asteroide 2013 TX68 poderia colidir com o nosso planeta durante sua máxima aproximação do dia 28 de setembro de 2017, porém as chances reais disso acontecer são de apenas 1 em 250 milhões. Para completar, o asteróide estará fazendo sobrevoos novamente em 2046 e 2097, e em ambos os casos, as chances de um impacto são ainda mais baixas.

probabilidade de aproximação do asteroide 2013 TX68
Créditos: P. Chodas / NASA / JPL         Edição e Tradução: Galeria do Meteorito

"As possibilidades de colisão em qualquer uma das três datas futuras são pequenas demais para causar uma preocupação real. Espero plenamente que observações futuras reduzam ainda mais a probabilidade de impacto desse asteroide, já que sua órbita é bastante incerta", disse Paul Chodas, gerente do CNEOS, em um comunicado de imprensa da NASA. "Há uma chance de que o asteroide seja observado pelos nossos telescópios no próximo mês, o que pode nos fornecer dados para definir com mais precisão a sua órbita ao redor do Sol. "


Mas... e se ele colidisse?

Mesmo que a NASA errasse miseravelmente em seus cálculos (o que é extremamente improvável), e o asteroide colidisse com o nosso planeta, ele é pequeno demais para causar qualquer dano significativo. Para se ter uma ideia, o asteroide que explodiu sobre a atmosfera da cidade russa de Chelyabinsk em 2013, tinha aproximadamente 20 metros de diâmetro, e causou danos materiais significativos e um pouco mais de 1500 feridos. No entanto, este dano foi limitada aos efeitos da explosão sônica, provocada pela explosão na atmosfera.

Chelyabinks asteroide
Imagem real do asteroide que explodiu sobre Chelyabinks, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013.
Créditos: Tuvix72 / YouTube

Além do mais, a maior parte dos danos causados pelo asteroide Chelyabinsk deveu-se ao fato de não ter sido detectado, já que seu radiante estava próximo do Sol. Como as pessoas não sabiam o que estava acontecendo, o pânico foi generalizado.




O asteroide 2013 TX68, por sua vez, tem aproximadamente 30 metros de diâmetro, e provavelmente produziria uma explosão na atmosfera duas vezes mais potente do que aquela de Chelyabinsk. No entanto, as chances desse asteroide explodir acima de uma cidade sem que um alerta seja emitido são extremamente ínfimas, já que a NASA está acompanhando sua trajetória.

Acima de tudo, devemos nos lembrar que asteroides passam relativamente próximos da Terra a todo tempo, sem causar nenhum dano. Segundo o Programa de Monitoramento de Objetos Próximos da Terra (NEO) da NASA, teremos mais 80 aproximações de asteroides com o nosso planeta apenas em 2016. Na grande maioria dos casos, os asteróides passarão mais distantes do que a Lua. Claro, isso sem considerar novos objetos que podem ser descobertos a qualquer momento.




Portanto, não precisamos nos preocupar com o asteroide 2013 TX68. Pelo menos por enquanto, não há qualquer asteroide com chances reais de colidir com o nosso planeta, até onde se sabe...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial