
Zangão fabricante chinês Ehang Inc. na quarta-feira lançou o que chama de primeiro robô do mundo capaz de transportar um passageiro humano.
A companhia sediada em Cantão China, puxou o pano fora do Ehang 184 no Centro de Convenções de Las Vegas durante o gadget CES show. Em um vídeo empresa mostrá-lo voar, ele se parece com um pequeno helicóptero, mas com quatro dobrou hélices que giram paralelamente ao chão como outros drones.
O zumbido elétrico-motorizado pode ser completamente carregada em duas horas, transportar até 220 libras e voar por 23 minutos ao nível do mar, de acordo com Ehang. A cabine se encaixa uma pessoa e uma pequena mochila e ainda tem ar condicionado e uma luz de leitura. Com hélices dobrada, ele é projetado para caber em um único local de estacionamento.
Depois de definir um plano de voo, os passageiros só precisa dar dois comandos, "decolar" e "terra", cada um controlado por um único clique sobre uma superfície tablet Microsoft, disse a companhia.
Ele é projetado para voar cerca de 1.000 a 1.650 pés fora do chão com uma altitude máxima de 11.500 pés e velocidade máxima de 63 milhas por hora.
Autoridades norte-americanas estão apenas começando a traçar diretrizes para o uso zangão, e um ser humano passageiros zangão parece certo para enfrentar um escrutínio rigoroso.

Administrador da Federal Aviation Administration Michael Huerta foi na CES, mas não puderam ser imediatamente contatados para comentar o assunto através de um porta-voz.
Ehang co-fundador e Chief Financial Officer Shang Hsiao disse que a empresa espera vender o dispositivo por US $ 200.000 para $ 300.000 a partir deste ano, mas reconheceu que ocupa um legal "zona cinzenta".
"O mundo inteiro nunca tivemos algo como isso antes", disse ele.

Um passageiro teria nenhum controle como um backup, disse ele. Em caso de um problema que a empresa planeja um centro de controle remoto que assumiria o veículo e assegurar que as terras com segurança, disse ele.
Chief Marketing Officer Derrick Xiong disse que o veículo foi voado mais de 100 vezes a baixas altitudes em uma área de floresta em Guangzhou, incluindo várias vezes com uma pessoa dentro.
Uma coisa que faz quad-helicópteros mais seguro do que os helicópteros são seus numerosos hélices, disse Xiong. Mesmo que três dos quatro braços têm seus seis hélices deficientes, hélices de trabalho do braço final pode garantir uma aterragem áspera por uma espiral em direção ao chão, disse ele.
Fonte: http://phys.org/