
Pré-selecionada para o projeto Mars One, de colonização de Marte, que deve acontecer em 2026, a professora universitária aposentada Sandra Maria Feliciano, de 51 anos, vibrou com o badalado anúncio de que cientistas da Nasa registraram lagos de água salgada líquida no planeta vermelho, por meio de uma sonda. Em entrevista ao Biologia Total ela falou sobre as notícias e a expectativa para a seleção final. Ao logo de outros 100 pré-selecionados, Sandra ainda precisa passar por outras fases para que chegue à etapa final, em que 24 pessoas serão escolhidas para a primeira viagem tripulada rumo a Marte.
1. Com a descoberta de lagos de água salgada em Marte, você acha que será mais fácil viver lá?
Na verdade o que foi descoberto foi a existência de salmouras em alguns pontos durante o verão marciano. A origem dessas salmouras ainda não pode ser definida, o ciclo da água é desconhecido, pode ser que com o “aquecimento” (-24⁰C) o sal sob a superfície tenha atraído a água no solo e se umidificado o suficiente para formar pequenos corredores de salmoura, o que evidencia uma quantidade considerável de água congelada e sal no solo. Outra possibilidade é que aquíferos naturais aflorem pelo decaimento da temperatura. Como as temperaturas de Marte são muito baixas, a água com sal seria a única possibilidade de estado líquido desse material em tão baixa temperatura. O anúncio de água em Marte já é antigo, e os sistemas de suporte de vida da missão estão sendo desenvolvidos justamente para a extração dessa água congelada diretamente do solo, isso não modifica as expectativas já traçadas para a colônia.
2. Você, como professora de química, imaginava haver compostos químicos em Marte?
É obvio que sim. Limonite, silicatos, basalto toleitico, oxido de ferro III (hematita), olivina, sulfureto de ferro, piroxenios de calcio,goethita, sulfato de calcio, perclorato, dioxido de carbono e claro água com trechos de permafrost nos polos (latitude 60⁰). O solo contem magnésio, ferro, enxofre, sódio, potássio, aluminio e cloro e um pH de 8,3 aproximadamente, todos eles já catalogados pelas sondas Curiosity, Opportunity, Mars Reconnainssance Orbiter, Phoenix e Mars Express, nas diversas amostras colhidas e fotografias feitas nesses anos de estudo pela Nasa.
3. Há grande possibilidade de vida microbiana no planeta vermelho, você acredita em outras formas de vida em Marte?
Sobre a superfície, em razão da radiação e do frio intenso – a temperatura média é de - 60⁰C - dificilmente se encontraria alguma coisa. Mas em lugares mais protegidos como as cavernas pode ser que exista sim. A descoberta de aquíferos salgados melhora ainda essa situação. Veja que essas análises são baseadas naquilo de biologia e química que conhecemos, um outro planeta com caracteristicas e historia geológica diferente pode ser que a vida também tenha se desenvolvido de forma diferente.
Fonte Jubilut
se você gostou então peço a você ai que ajude-me,como ? basta clica em compartilha,a sim você nos ajuda a divulgar o site Obrigado.